PLANO DE AULA COLETIVO (Geometria Dedutiva)
TEMA (conteúdo): Planificação de figuras geométricas espaciais
ou sólidos geométricos, e construção de sólidos.
ANO/SÉRIE: 6º ano (5ª série)
OBJETIVOS: Construir representação plana das
figuras espaciais através da composição e decomposição; construir figuras
espaciais; e conexão da literatura com a matemática.
COMPETÊNCIAS: Compreender, localizar e determinar
as partes de uma figura espacial e de uma figura plana; diferenciar figuras bidimensionais
(2D) de figuras tridimensionais (3D); e relacionar conceitos matemáticos com
situações práticas.
METODOLOGIA: Aula expositiva dialógica, exposição
de material utilizado no dia-a-dia do educando, leitura de livro para discussão
posterior, construção dos sólidos e confecção de um livrinho.
MATERIAL UTILIZADO: Caixa de sapato com a tampa presa, livro
“Os poliedros de Platão e os dedos da mão”, cartolina, régua, tesoura, fita
adesiva e cola.
- Em uma aula anterior a esta,
forme grupos de 04 alunos e solicite que um dos alunos do grupo traga uma
caixa de sapato com a tampa presa.
- Nesta mesma aula apresente para
os alunos os conceitos de figura espacial ou sólidos geométricos, altura,
largura, comprimento, aresta, vértice e face, que são os fatores que
determinam uma figura espacial.
- Solicitar que os alunos exemplifiquem
outros tipos de sólidos geométricos que encontram em casa, por exemplo: embalagens
de leite, latas de extrato de tomate e etc.
APLICAÇÃO (AÇÃO DIDÁTICA):
1º
Momento - Elementos da caixa:
- Primeiro desenhe na lousa uma
caixa retangular em formato tridimensional. Agora pegue uma das caixas e
mostre a semelhança para os alunos e vá apontando, alternando entre uma e
outra, os conceitos que você explicou na outra aula.
- Mostre ao aluno que a caixa tem o formato de um paralelepípedo e é formada por vários retângulos, e que juntando todos eles formamos um bloco sólido retangular (a caixa).
- Explique que em cada união dos
retângulos formam-se linhas retas que chamamos de arestas, e que o encontro destas arestas formam pontos que
chamamos de vértices.
- Mostre que os lados da caixa são
formados por retângulos e que cada retângulos contido na caixa (em
qualquer sentido ou posição) determina o que chamamos de face.
- Sendo assim a caixa tem: 6 faces retangulares,
8 vértices e 12 arestas.
2º
Momento - Dimensões da caixa:
- Explique aos alunos que todas as
figuras espaciais têm três dimensões que são: altura, comprimento
e largura, e por isso são
chamadas também de tridimensionais.
3º
Momento - Planificação da figura espacial:
- Explique ao aluno que apesar da
caixa parecer ter volume na verdade é oca, pois se levantarmos a tampa
podemos verificar que é vazia por dentro.
- Explique que podemos fazer esta
caixa se tornar uma figura plana, para isso devemos cortar as 4 arestas
menores da caixa (ou seja, as arestas que determinam as alturas da caixa).
- Depois de cortadas às arestas
pegue uma das caixas e contorne-a aberta na lousa.
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4º
Momento - Dimensões da figura plana:
- Explique aos alunos que todas as
figuras planas têm duas dimensões que são: comprimento e largura.
OBS: Para dar continuidade aos próximos momentos do plano de
aula, primeiramente verificar se há disponibilidade do livro “Os poliedros de
Platão e os dedos da mão” de José Nilson Machado na biblioteca da escola para que
todos os alunos possam participar da atividade, caso não haja o livro sugerimos
baixá-lo pela internet e adaptar a atividade de forma conveniente a realidade
do momento.
5º
Momento – Leitura do livro:
- A leitura deverá ser realizada em
conjunto, onde cada aluno poderá ler um parágrafo em voz alta, cabendo ao
professor fazer questionamentos e intervenções conforme as dúvidas forem
surgindo no decorrer da leitura.
6º
Momento – Confecção dos sólidos:
- Os alunos deverão construir os
poliedros de Platão com o auxilio do livro e a orientação do professor.
Lembrando que não é necessário fazer todos os sólidos, escolha aqueles que
melhor se encaixam no nível de aprendizado da sala no momento da
atividade.
7º
Momento – Confecção de um livrinho:
- Agrupar os alunos em dupla e
instruí-los na confecção de um livrinho.
- De acordo com o tema trabalhado,
pedir para os alunos pensarem em um título e redigir um texto com começo,
meio e fim. Após a releitura e correção do mesmo, dividi-lo em capítulos,
no qual, deverão ilustrar com as figuras aprendidas anteriormente. Para
finalizar esta etapa deverão passar tudo a limpo e criar todos os
elementos necessários para a finalização da obra, ou seja: capa, índice, apresentação,
editora, nome dos autores, e glossário.
8º
Momento – Exposição dos livrinhos:
- As duplas deverão trocar seus
livrinhos e fazer a leitura dos livrinhos dos colegas.
- Então o professor entregará uma
comanda onde eles deverão fazer apontamentos sobre os livrinhos.
HABILIDADES: O educando poderá determinar as
partes de uma figura espacial e de uma figura plana e saber diferenciar figuras
bidimensionais (2D) de figuras tridimensionais (3D), como também desenvolver cálculos
de perímetro e áreas de figuras planas; e construir figuras em 3D, aumentando
seu conhecimento de figuras planas; além de melhorar a leitura e a escrita no
desenrolar das atividades.
AVALIAÇÃO: O educando deverá ser avaliado pela
participação em cada momento de explanação através de perguntas que deverão ser
respondidas oralmente; através de exercícios práticos que deverão ser aplicados
no decorrer das aulas; também deverá ser avaliada a leitura, discussão,
construção dos sólidos e confecção do livrinho.
GLOSSÁRIO
(colocar na lousa para os alunos copiarem no final do livrinho):
Altura: tipo de grandeza que mede a distância vertical de
um corpo ou objeto, da base ao cimo, e pode ser medida tendo como unidade o
centímetro (cm), o metro (m), o quilometro (km), etc.
Aresta: segmento de reta determinado pelo
encontro de duas faces em um sólido geométrico.
Bidimensional ou 2D: que possui duas dimensões, ou seja,
possui somente altura e largura.
Composição: montagem de uma figura plana para
formar uma figura espacial.
Comprimento: tipo de grandeza que mede a
distância horizontal de um objeto ou superfície e pode ser medida tendo como unidade o
centímetro (cm), o metro (m), o quilometro (km), etc.
Decomposição: desmontagem de uma figura espacial
para formar uma figura plana.
Dimensão: cada uma das grandezas que serve
para indicar o tamanho de uma figura. O comprimento, largura e altura de um
bloco retangular são suas dimensões.
Face: um dos elementos de certas figuras geométricas
espaciais.
Figura geométrica espacial ou Sólido
Geométrico: formas
geométricas que têm três dimensões (3D). Por isso são chamadas também de
tridimensionais.
Figura geométrica plana: são formas geométricas que têm duas
dimensões. A folha do caderno, as placas de trânsito, o fundo de uma lata, cada
face de uma figura, lembram figuras planas.
Geometria: parte da Matemática que estuda as
figuras, como por exemplo, cubo, circunferência e ângulo.
Largura: dimensão perpendicular ao comprimento (plano
horizontal) ou à altura (plano vertical) e pode ser medida tendo como unidade o centímetro (cm), o
metro (m), o quilometro (km), etc.
Paralelepípedo ou bloco retangular: figura espacial delimitada por 6
faces retangulares.
Planificação: é a forma obtida quando
“desmontamos” uma figura espacial.
Quadrilátero: polígono de quatro lados.
Retângulo: quadrilátero que possui quatro
ângulos retos.
Tridimensional ou 3D: que tem três dimensões =
comprimento, largura e altura. A maioria dos objetos ao nosso redor é
tridimensional.
Vértice: encontro de arestas (numa figura
espacial) ou encontro de lados (numa figura plana).
Volume: é o espaço ocupado por uma figura
espacial.
FONTE:
MACHADO,
José Nilson, Os poliedros de Platão e os
dedos da mão. 6ª ed. Coleção: Vivendo a Matemática, São Paulo: Scipione, 1996.



Parabéns, colegas pela tarefa realizada.
ResponderExcluirAbraços
Ficou Dez o plano de aula de vocês, parabéns.
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