Plano de Aula Coletivo (Proposta do módulo 3-MGME)

PLANO DE AULA COLETIVO (Geometria Dedutiva)

TEMA (conteúdo): Planificação de figuras geométricas espaciais ou sólidos geométricos, e construção de sólidos.

ANO/SÉRIE: 6º ano (5ª série)

OBJETIVOS: Construir representação plana das figuras espaciais através da composição e decomposição; construir figuras espaciais; e conexão da literatura com a matemática.

COMPETÊNCIAS: Compreender, localizar e determinar as partes de uma figura espacial e de uma figura plana; diferenciar figuras bidimensionais (2D) de figuras tridimensionais (3D); e relacionar conceitos matemáticos com situações práticas.

METODOLOGIA: Aula expositiva dialógica, exposição de material utilizado no dia-a-dia do educando, leitura de livro para discussão posterior, construção dos sólidos e confecção de um livrinho.


MATERIAL UTILIZADO: Caixa de sapato com a tampa presa, livro “Os poliedros de Platão e os dedos da mão”, cartolina, régua, tesoura, fita adesiva e cola.



  • Em uma aula anterior a esta, forme grupos de 04 alunos e solicite que um dos alunos do grupo traga uma caixa de sapato com a tampa presa.
  • Nesta mesma aula apresente para os alunos os conceitos de figura espacial ou sólidos geométricos, altura, largura, comprimento, aresta, vértice e face, que são os fatores que determinam uma figura espacial.
  • Solicitar que os alunos exemplifiquem outros tipos de sólidos geométricos que encontram em casa, por exemplo: embalagens de leite, latas de extrato de tomate e etc.

APLICAÇÃO (AÇÃO DIDÁTICA):

1º Momento - Elementos da caixa:

  • Primeiro desenhe na lousa uma caixa retangular em formato tridimensional. Agora pegue uma das caixas e mostre a semelhança para os alunos e vá apontando, alternando entre uma e outra, os conceitos que você explicou na outra aula.



  • Mostre ao aluno que a caixa tem o formato de um paralelepípedo e é formada por vários retângulos, e que juntando todos eles formamos um bloco sólido retangular (a caixa).

  • Explique que em cada união dos retângulos formam-se linhas retas que chamamos de arestas, e que o encontro destas arestas formam pontos que chamamos de vértices.
  • Mostre que os lados da caixa são formados por retângulos e que cada retângulos contido na caixa (em qualquer sentido ou posição) determina o que chamamos de face.
  • Sendo assim a caixa tem: 6 faces retangulares, 8 vértices e 12 arestas.


2º Momento - Dimensões da caixa:

  • Explique aos alunos que todas as figuras espaciais têm três dimensões que são: altura, comprimento e largura, e por isso são chamadas também de tridimensionais.

3º Momento - Planificação da figura espacial:

  • Explique ao aluno que apesar da caixa parecer ter volume na verdade é oca, pois se levantarmos a tampa podemos verificar que é vazia por dentro.
  • Explique que podemos fazer esta caixa se tornar uma figura plana, para isso devemos cortar as 4 arestas menores da caixa (ou seja, as arestas que determinam as alturas da caixa).
  • Depois de cortadas às arestas pegue uma das caixas e contorne-a aberta na lousa.





4º Momento - Dimensões da figura plana:

  • Explique aos alunos que todas as figuras planas têm duas dimensões que são: comprimento e largura.

OBS: Para dar continuidade aos próximos momentos do plano de aula, primeiramente verificar se há disponibilidade do livro “Os poliedros de Platão e os dedos da mão” de José Nilson Machado na biblioteca da escola para que todos os alunos possam participar da atividade, caso não haja o livro sugerimos baixá-lo pela internet e adaptar a atividade de forma conveniente a realidade do momento.

5º Momento – Leitura do livro:

  • A leitura deverá ser realizada em conjunto, onde cada aluno poderá ler um parágrafo em voz alta, cabendo ao professor fazer questionamentos e intervenções conforme as dúvidas forem surgindo no decorrer da leitura.

6º Momento – Confecção dos sólidos:

  • Os alunos deverão construir os poliedros de Platão com o auxilio do livro e a orientação do professor. Lembrando que não é necessário fazer todos os sólidos, escolha aqueles que melhor se encaixam no nível de aprendizado da sala no momento da atividade.

7º Momento – Confecção de um livrinho:

  • Agrupar os alunos em dupla e instruí-los na confecção de um livrinho.
  • De acordo com o tema trabalhado, pedir para os alunos pensarem em um título e redigir um texto com começo, meio e fim. Após a releitura e correção do mesmo, dividi-lo em capítulos, no qual, deverão ilustrar com as figuras aprendidas anteriormente. Para finalizar esta etapa deverão passar tudo a limpo e criar todos os elementos necessários para a finalização da obra, ou seja: capa, índice, apresentação, editora, nome dos autores, e glossário.


8º Momento – Exposição dos livrinhos:

  • As duplas deverão trocar seus livrinhos e fazer a leitura dos livrinhos dos colegas.
  • Então o professor entregará uma comanda onde eles deverão fazer apontamentos sobre os livrinhos.

HABILIDADES: O educando poderá determinar as partes de uma figura espacial e de uma figura plana e saber diferenciar figuras bidimensionais (2D) de figuras tridimensionais (3D), como também desenvolver cálculos de perímetro e áreas de figuras planas; e construir figuras em 3D, aumentando seu conhecimento de figuras planas; além de melhorar a leitura e a escrita no desenrolar das atividades.

AVALIAÇÃO: O educando deverá ser avaliado pela participação em cada momento de explanação através de perguntas que deverão ser respondidas oralmente; através de exercícios práticos que deverão ser aplicados no decorrer das aulas; também deverá ser avaliada a leitura, discussão, construção dos sólidos e confecção do livrinho.

GLOSSÁRIO (colocar na lousa para os alunos copiarem no final do livrinho):

Altura: tipo de grandeza que mede a distância vertical de um corpo ou objeto, da base ao cimo, e pode ser medida tendo como unidade o centímetro (cm), o metro (m), o quilometro (km), etc.

Aresta: segmento de reta determinado pelo encontro de duas faces em um sólido geométrico.

Bidimensional ou 2D: que possui duas dimensões, ou seja, possui somente altura e largura.

Composição: montagem de uma figura plana para formar uma figura espacial.

Comprimento: tipo de grandeza que mede a distância horizontal de um objeto ou superfície e pode ser medida tendo como unidade o centímetro (cm), o metro (m), o quilometro (km), etc.

Decomposição: desmontagem de uma figura espacial para formar uma figura plana.

Dimensão: cada uma das grandezas que serve para indicar o tamanho de uma figura. O comprimento, largura e altura de um bloco retangular são suas dimensões.

Face: um dos elementos de certas figuras geométricas espaciais.

Figura geométrica espacial ou Sólido Geométrico: formas geométricas que têm três dimensões (3D). Por isso são chamadas também de tridimensionais.

Figura geométrica plana: são formas geométricas que têm duas dimensões. A folha do caderno, as placas de trânsito, o fundo de uma lata, cada face de uma figura, lembram figuras planas.

Geometria: parte da Matemática que estuda as figuras, como por exemplo, cubo, circunferência e ângulo.

Largura: dimensão perpendicular ao comprimento (plano horizontal) ou à altura (plano vertical) e pode ser medida tendo como unidade o centímetro (cm), o metro (m), o quilometro (km), etc.

Paralelepípedo ou bloco retangular: figura espacial delimitada por 6 faces retangulares.

Planificação: é a forma obtida quando “desmontamos” uma figura espacial.

Quadrilátero: polígono de quatro lados.

Retângulo: quadrilátero que possui quatro ângulos retos.

Tridimensional ou 3D: que tem três dimensões = comprimento, largura e altura. A maioria dos objetos ao nosso redor é tridimensional.
Vértice: encontro de arestas (numa figura espacial) ou encontro de lados (numa figura plana).

Volume: é o espaço ocupado por uma figura espacial.


FONTE:

DANTE, Luiz Roberto, Tudo é matemática – 5ª série. 1ª ed., São Paulo: Ática, 2002.

MACHADO, José Nilson, Os poliedros de Platão e os dedos da mão. 6ª ed. Coleção: Vivendo a Matemática, São Paulo: Scipione, 1996.

2 comentários: