Em entrevista ao Jornal do Professor editada no Portal do Professor do Ministério da Educação, Paulo Figueiredo - Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem) - comenta, dentre outros assuntos, o seguinte:
"Infelizmente, no país, ainda prevalece o ensino que dá mais
ênfase à nomenclatura e aos conhecimentos técnicos do que às ideias da
matemática; que prioriza a memorização de procedimentos em detrimento da
capacidade de resolução de problemas com o emprego da matemática. É a
matemática da decoreba.
O que é pior: muitas propostas, ditas inovadoras, não fogem desse modelo, mesmo quando vêm apresentadas em vistosas e enganadoras embalagens tecnológicas. Outras, igualmente danosas, prometem ao professor um ensino em que ele não precisa preparar suas aulas, que já vêm prontas, e ao aluno uma aprendizagem rápida e eficiente. Uma solução em que o professor não precisa pensar e o aluno aprende sem esforço... Além disso, a questão do professor é inseparável dos dilemas da nossa escola atual, que é o seu campo de trabalho."
O que é pior: muitas propostas, ditas inovadoras, não fogem desse modelo, mesmo quando vêm apresentadas em vistosas e enganadoras embalagens tecnológicas. Outras, igualmente danosas, prometem ao professor um ensino em que ele não precisa preparar suas aulas, que já vêm prontas, e ao aluno uma aprendizagem rápida e eficiente. Uma solução em que o professor não precisa pensar e o aluno aprende sem esforço... Além disso, a questão do professor é inseparável dos dilemas da nossa escola atual, que é o seu campo de trabalho."
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Leia a entrevista na integra aqui: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=744
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